Rodrigo Savazoni

Jornalista, escritor e realizador multimídia

REDE SOCIAL CULTURADIGITAL.BR

culturadigitalbr_site

Desenvolvida pela Casa da Cultura Digital em parceria com o Ministério da Cultura e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, como parte do processo do Fórum da Cultura Digital Brasileira, a rede social CulturaDigital.Br foi uma pioneira plataforma livre de rede social voltada à construção de uma política pública.

Lançada durante o Festival Internacional de Software Livre em 2009, foi desenvolvida ainda na primeira versão do BuddyPress, o software de rede social baseado na ferramenta WordPress. Chegou a hospedar, por exemplo, o blog de construção cidadã online do Marco Civil da Internet.

Trabalhei na concepção, construção, produção e gestão da plataforma em seus três primeiros anos, em parceria com a equipe da FLi Multimídia, que contou com nomes como Gabriela Agustini, Lia Rangel, Caru Schwingel, Fabiano Rangel, entre tantos outros, e também dos companheiros José Murilo Jr. e Álvaro Malaguti.

Por seu destaque a plataforma foi contemplada com prêmios e editais, entre os quais o PPC da Petrobrás, o maior programa de financiamento à cultura no país, e a menção honrosa no Prix Ars Electronica, o maior prêmio europeu de arte e tecnologia.

A rede social CulturaDigital.Br segue no ar. Em 2015 recebeu uma atualização e hoje é gerida exclusivamente pelo Ministério da Cultura.

O que: rede social CulturaDigital.Br
Quando: 2009-2011