Rodrigo Savazoni

Jornalista, escritor e realizador multimídia

PRODUÇÃO CULTURAL NO BRASIL

O Projeto Produção Cultural no Brasil foi realizado entre os anos de 2010 e 2011. É um dos trabalhos de que mais me orgulho. Uma verdadeira experiência multimídia, que concebi em parceria com Fábio Maleronka Ferron, José Luiz Herencia, Sergio Cohn, os artistas da Garapa (Leo Caobelli, Paulo Fehlauer e Rodrigo Marcondes), Lia Rangel, Georgia Nicolau, Lucas Pretti, Gabriela Agustini, Roberto Taddei, Aloisio Milani entre tantas outras pessoas talentosas que integraram nosso experimento da Casa da Cultura Digital.

O projeto resultou na criação da maior e mais ampla plataforma de introdução à produção cultural brasileira. Foi realizada pela Casa da Cultura Digital e pela Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura. No site, ainda é possível visitar e baixar os 100 vídeos gravados e editados, que constituem um gigantesco documentário interativo, os ensaios fotográficos, as entrevistas para o livro em .PDF (cinco tomos), a trilha sonora, que relembram a aventura realizada. Trata-se de um trabalho hercúleo, que segue vivo e rendendo frutos até hoje.

No início desse post, compartilhei a entrevista com Nelson Motta. Esta versão, em vídeo, realizada pela jornalista Georgia Nicolau. Para o livro, por mim e por Fábio Maleronka Ferron.

O que: Projeto Multimídia Produção Cultural no Brasil
Quando: 2010-2011