Rodrigo Savazoni

Jornalista, escritor e realizador multimídia

OS NOVOS BÁRBAROS – A AVENTURA POLÍTICA DO FORA DO EIXO

NovosBarbaros

Início dos anos 2000. Cuiabá. Capital do Mato Grosso. Um grupo de estudantes universitários se reúne e resolve fundar um espaço destinado à produção cultural e ao ativismo político. Nasce o Espaço Cubo, que viria a virar de pernas pro ar a cena local de música jovem cuiabana ao criar um novo sistema solidário de financiamento cultural, baseado em uma moeda social, o Cubo Card.

Em meados dos anos 2000, o grupo de pioneiros cuiabanos se associa com outros ativistas, produtores e artistas de Londrina, Rio Branco e Uberlândia e funda a rede Fora do Eixo, que em pouco mais de sete anos se torna uma das forças mais instigantes do cenário político-cultural brasileiro.

“Os Novos Bárbaros – A aventura política do Fora do Eixo” é o primeiro livro a se debruçar sobre essa saga. A aventura do título é a de um bando de jovens oriundos de cidades fora do eixo hegemônico da cultura nacional que construíram um movimento político organizado em todos os estados do país e com atividades também na América Latina e na África.

Escrito pelo jornalista, escritor e pensador da cultura contemporânea Rodrigo Savazoni, o livro é resultado de uma investigação acadêmica desenvolvida na Universidade Federal do ABC. A pesquisa busca compreender a formação e os principais aspectos do funcionamento do FdE.

A edição é da Aeroplano Editora, e inaugura a Coleção Novas Tramas, que tem a curadoria de Heloísa Buarque de Holanda, uma pesquisadora sempre de olho nos novos atores da cultura brasileira.

Ano de lançamento: 2014

Baixe o livro em: https://www.academia.edu/9467448/Os_Novos_B%C3%A1rbaros_-_A_Aventura_Pol%C3%ADtica_do_Fora_do_Eixo

Repercussões do livro: