Rodrigo Savazoni

Jornalista, escritor e realizador multimídia

Nação Palmares

Em 2007, no final do ano, realizamos o nosso mais ambicioso experimento multimídia. Já estávamos nos preparando para deixar a Agência Brasil, mas nosso grupo se esforçou para realizar uma aventura narrativa, que levaria ao limite as nossas possibilidades de criação jornalística em contexto digital.

O web-documentário interativo Nação Palmares conta a história da luta dos quilombolas brasileiros, por meio de várias reportagens (muitas delas de Spensy Pimentel e uma excelente produzida pelo Coletivo Catarse, do Rio Grande do Sul), que se integram por meio de uma narrativa documental de 12 minutos. É um trabalho de navegação de vídeo sobre vídeo (hipervídeo), que à época parecia um sonho distante.

Trabalhei na concepção narrativa, visual e técnica desse experimento. Difícil foi, ao lado de nosso desenvolvedor em action script, definir os pontos corretos para a entrada dos sinais que abririam os vídeos (que abririam por sua vez outros vídeos) e assim por diante.

Me orgulho muito dessa experiência, que recebeu o Prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos na categoria Internet.

Infelizmente, hoje, é praticamente impossível reviver a experiência técnica e estética que o trabalho provocava quase dez anos atrás. Mas ele ainda faz sentido como modelo a ser perseguido.

Para tentar ver o trabalho, clique aqui.