Rodrigo Savazoni

Jornalista, escritor e realizador multimídia

Movimentos em Marcha

MarchadaLiberdade

Livro produzido de forma voluntária e sem fins comerciais, com organização de Silvio Rhatto, Henrique Parra, Pablo Ortellado e Anah Assumpção, retrata os debates os debates que ocorreram na internet após a Marcha da Liberdade. Nele, há um amplo escrutínio sobre o sentido da esquerda contemporânea, a partir de quatro elementos: os novos movimentos surgidos a partir da Primavera Árabe, a mudança nas políticas culturais federais, com a nomeação de Ana de Hollanda, a emergência do Fora do Eixo e a criação da Casa da Cultura Digital.

Como está escrito na introdução:

“Este livro retrata um debate como há muito tempo não se via. Entre os meses de maio e setembro de 2011, um grande debate público – ou melhor, uma série de debates interligados e superpostos – realizado em diferentes meios de comunicação e na Internet discutiu as potencialidades das novas tecnologias, as novas formas de ativismo, as características atuais do capitalismo e a maneira como as atividades culturais articulam-se a essas dimensões. Esse debate tem raízes e contextos muito diferentes, mas talvez tenha eclodido com maior visibilidade a partir da organização da “Marcha da Liberdade” realizada em algumas cidades brasileiras no mês de junho e que reuniu ativistas de movimentos sociais “tradicionais”, ativistas que lutavam pela legalização da maconha e ativistas de movimentos de cultura. A grande repercussão do ato e a emergência de novos atores sociais suscitou grandes discussões que estão retratadas aqui. O livro busca reunir um debate que está disperso, selecionar os artigos mais relevantes e ordená-los na sequência em que se sucederam.

Para essa compilação contribui com um artigo, inicialmente publicado na Revista Fórum, que trata das redes político-culturais brasileiras.

Baixe o livro aqui