Rodrigo Savazoni

Jornalista, escritor e realizador multimídia

CASA DA CULTURA DIGITAL

METALAB :: Casa da Cultura Digital – redelabs from Centro Cultural da Espanha-AECID on Vimeo.

Fiquei em dúvida se deveria colocar a Casa da Cultura Digital num portfólio. Mas resolvi que sim. É a realização de que mais me orgulho. Criar um espaço coletivo e colaborativo, em parceria com pessoas admiráveis, que sabem trocar e compartilhar seus sonhos. Pois foi assim que se iniciou, a partir da aglutinação de vários núcleos de realizadores multimídia, jornalistas, artistas, inventores, desenvolvedores que conjugavam em comum os valores da cultura hacker.

Nos unimos em uma lista de discussão ainda no fim de 2008 e em meados de 2009 edificamos a Casa da Cultura Digital em um vila do Bairro dos Campos Elíseos em São Paulo. Primeiro alugamos duas casas, em um conjunto de arquitetura eclética do início do século 20 tombado pelo patrimônio histórico. Depois fomos aumentando e chegamos a ter quatro casas. A fase de expansão durou de 2009 a 2012. Nesse momento, a CCD chegou a abrigar mais de 70 pessoas trabalhando, em diferentes organizações ou individualmente.

Na Casa da Cultura Digital de São Paulo foi criado o primeiro hackerspace do país, o Garoa Hacker Clube;que hoje está em Pinheiros, nasceu o Festival CulturaDigital.Br, a rede CulturaDigital e o Produção Cultural no Brasil; foi a criada a Rede Transparência Hacker e o Ônibus Hacker; o festival de ocupação de espaço público Baixo Centro; também nasceram a Agência Pública, a Garapa Multimídia e o JornalismoDigital.Br, entre vários outros projetos de mídia livre.

Funcionou como parceiro da Wikileaks, da Avaaz, da Change.org, da Wikipedia, da Mozilla e de tantas outras organizações internacionais que atuam com política, conhecimento, educação e cultura em contexto digital. Também abrigou reuniões de redes de luta pela Reforma do Direito Autoral, pela Banda Larga, pela reforma do financiamento à cultura, pelo Marco Civil da Internet, pela regulação dos meios de comunicação, pela liberdade de expressão e pela transparência pública.

A partir da experiência aberta que ocorreu em São Paulo, várias outras iniciativas pipocaram pelo Brasil afora, com auxílio ou não da irmã paulistana. Porto Alegre, Belém, Campinas e Vitória são algumas das cidades que tem suas Casas da Cultura Digital. Em São Paulo, a CCD se fragmentou em inúmeros outros arranjos coletivos.

O que: Casa da Cultura Digital
Quando: 2008-2012
Onde: São Paulo